O Seguro Auto é uma das modalidades de seguro mais procuradas nas seguradoras, pois é essencial para garantir a segurança do veículo e de quem está dirigindo nas mais diversas situações do dia a dia, podendo ser desde um pneu furado no meio da estrada, até um acidente mais complicado, onde acontece defeitos no carro.
Mas o que acontece é que, muitas vezes, o segurado não sabe quando pode começar a usufruir dos benefícios do seguro e, por isso, acabam deixando de acioná-lo em situações previstas na apólice e sofrendo com prejuízos.
Por isso, hoje iremos falar mais sobre esse assunto e ajudar você a compreender melhor quais são os seus direitos.
Quando posso começar a usar o seguro do carro?
Quando você solicita a cotação do seguro auto e manda a proposta para a seguradora, o seu perfil de risco começará se ser analisado e, durante esse período burocrático, o seu carro fica coberto por um “seguro provisório”.
Esse processo de análise e emissão da apólice tem o prazo de 15 dias e o seguro provisório já começa a valer, oferecendo proteção completa de quaisquer danos ao veículo. Dessa forma, você pode ficar tranquilo enquanto espera sua apólice ser aprovada ou não.
Depois de passado o tempo de análise e aprovado o seguro, você poderá começar a aproveitar dos benefícios a partir de 24 horas após a data de início colocada no contrato. Se não for aprovada, é necessário procurar uma outra opção com urgência, para poder manter o seu veículo protegido.
Mas o que pode fazer a seguradora recursar?
Existem casos em que é encontrado riscos no contrato e, então, no momento de devolutiva ao cliente, o corretor precisa apontá-los e informa que a apólice não foi aceita. Nesse caso, recomenda-se uma conversa aberta de ambos os lados, para que possam haver melhorias e uma possível alteração para o contrato voltar para a análise e, então, ser aprovado.
Depois que está tudo certo, você pode ficar tranquilo e dirigir à vontade, sabendo que estará protegido em caso de qualquer sinistro até o final da vigência do seguro.
Como funciona a vigência?
A vigência nada mais é do que o prazo de validade do seu contrato com a seguradora. Normalmente, eles possuem a duração de um ano e, após esse período, é necessário que você faça a renovação para manter ou adicionar coberturas na sua apólice.
Além disso, também temos a opção de renovação automática, para garantir que seu contrato não expire, mas é importante sempre dar uma revisada nas condições para ter certeza de que está tudo certo e dentro das suas necessidades.
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